Conservamos o Palácio da Liberdade

 

 

 Conservamos o Palácio da Liberdade
 
 
O Palácio da Liberdade foi, durante muitos anos, sede do Governo do Estado de Minas Gerais e palco de importantes acontecimentos. Atualmente, o Palácio da Liberdade faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade e também serve para cerimônias solenes e eventos do governador.
 
Inaugurado em 1898, o Palácio da Liberdade reflete a influência do estilo francês na arquitetura da cidade com requintes de acabamento. Um dos símbolos da construção é a escadaria de ferro e estruturas metálicas, que foram erguidas com materiais importados da Bélgica.
 
Entre os atrativos da edificação, destacam-se os jardins em estilo rosal, de Paul Villon, cuidados por profissionais da MGS, o salão de banquete a Luís XV, as pinturas do Salão Nobre, que são consideradas verdadeiras homenagens às artes, e o grande painel de Antônio Parreiras.
 
A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos que serviram de moradia aos governadores e suas famílias. Abandonado nos anos 1970 pelos governadores que preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos, ao lado, o Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado por outros governadores que lá trabalhavam.
 
Hoje, o governador Fernando Pimentel recebe delegações e realiza algumas ações para prestigiar o local, mesmo despachando no Palácio Tiradentes, situado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.