Responsabilidade Social

 

 
 

Além de ser uma das maiores empregadoras do estado de Minas Gerais, a MGS ainda viabiliza uma série de ações, que geram bem-estar e qualidade de vida aos empregados e a população mineira. Boas práticas de gestão de pessoas e ações socioculturais são só algumas das iniciativas que demonstram sua consciência e responsabilidade social.

 

Cultura e lazer para todos

43ª Campanha de Popularização Teatro & Dança, o Projeto TRANSVERSAL - Circuito de Imagens no Espaço Urbano – Mostra de Fotografias Internacional, peça teatral “A Morte e a Donzela” com o grupo teatral Encena, “Cantata de Natal” em parceria com o Museu Inimá de Paula, a 4ª edição do Festival Choro e Samba de BH na Praça Afonso Arinos.

O que elas têm em comum? Essas são algumas das ações que a MGS patrocinou e viabilizou recentemente via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A escolha dos projetos a serem apoiados pela MGS é feita considerando-se a abrangência e impacto social positivo para a comunidade e para seus empregados.

 

Programa Municipal “Adote o Verde” - valorização da Praça Afonso Arinos

A adoção da Praça Afonso Arinos acontece em parceria com a Fundação Libertas e a Empresa Mineira de Computadores (EMC) e tem como objetivo valorizar o papel histórico que o espaço sempre desempenhou. Um símbolo da resistência contra a ditadura militar e local de encontro e aglutinação da população em manifestações populares. A manutenção dos jardins e paisagismo é uma responsabilidade da MGS, que traz toda a sua experiência em conservação e limpeza também para esse espaço.

 

Praticamos gentileza e vivenciamos a solidariedade por meio de campanha interna

Com o slogan "O começo do inverno é uma ótima oportunidade para você doar o que não usa mais e aquecer a quem precisa", a última Campanha do Agasalho da MGS, em 2016, foi inspirada pelas baixas temperaturas registradas em Belo Horizonte e nas dificuldades que muitas pessoas passam durante o inverno. As doações arrecadadas nas unidades Sede, Dedoc e Almoxarifado beneficiaram crianças e idosos de duas entidades: o Lar de Idosas Santa Teresa e Santa Teresinha e a Fraternidade Espírita Irmão Glacus, ambas na capital mineira.

 

Bem-estar e qualidade de vida para as empregadas gestantes via Programa Empresa Cidadã

Desde 2013, por meio do Programa Empresa Cidadã, as empregadas gestantes têm a opção da prorrogação da licença-maternidade, podendo escolher entre os 120 dias obrigatórios ou os 180 dias (seis meses) para a licença-maternidade.  A ampliação dos 60 dias – opcional – foi assegurada conforme a Lei 11.770, de 9 de setembro de 2008.

Os valores desses 60 dias a mais são pagos pela empresa – e não pelo INSS como acontece com a licença-maternidade obrigatória – e, posteriormente, são restituídos na forma de desconto no Imposto de Renda a ser pago no ano seguinte, pela empregadora. A adesão ao programa é uma opção  da Empresa, que se organiza para promover esse benefício a suas empregadas.

 

Compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente em parceria com a ASMARE

A empresa mantém uma parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), em que os papelões que seriam descartados são doados para essa instituição. A escolha pela Asmare tem por objetivo gerar trabalho, renda e novas condições de vida, a partir da experiência construída pelos moradores de rua.

 

Programa Jovem Aprendiz:  Qualificação e vivência profissional aos estudantes filhos de empregados ativos.

A parceria entre a MGS e o Ceduc Virgilio Resi, instituição responsável pela formação teórica e pela orientação pedagógica dos jovens aprendizes, proporciona aos estudantes filhos de empregados ativos com idade entre 14 e 18 anos, experiência profissional e qualificação. O Jovem Aprendiz recebe todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento. Uma chefia imediata é designada para supervisionar o jovem na realização de tarefas administrativas internas.