MGS e Fundação Libertas na 2ª Edição do Curso para Gestantes: acolhimento e aprendizado


MGS e Fundação Libertas na 2ª Edição do Curso para Gestantes: acolhimento e aprendizado

20/07/2017 14:07


A MGS, em parceria com a Fundação Libertas, proporcionou para 25 empregadas gestantes momentos de acolhida e de muito aprendizado durante a 2ª edição do Curso para Gestantes.
 
Os encontros - (a 1ª turma, na manhã do dia 14/07 e a 2ª, na tarde do dia 17/07) - foram realizados em uma sala ampla, localizada no 12º andar do Edifício Sede da MGS e contou com uma decoração especial preparada cuidadosamente pela equipe da Coordenadoria de Saúde Ocupacional da MGS.
 
Na oportunidade, as empregadas gestantes puderam esclarecer dúvidas relativas ao pré e pós-parto, cuidados com o bebê, dicas de alimentação e dicas de postura. Sorteios de brindes, distribuição de mimos e um lanche coletivo também fizeram parte da programação. Uma cartilha com conteúdo resumido do Curso foi entregue para as futuras mamães.
 
Os temas abordados foram ministrados pela Dra. Marisa Chaves (Médica da MGS - Coordenadora do PCMSO e Ginecologista e Obstetra), Tereza (Doula voluntária na Maternidade Odete Valadares – Contribuição da Fundação Libertas), Geralda Ângela  (Enfermeira do Trabalho/MGS), Ana Carolina Arruda (Fisioterapeuta/ MGS) e coordenado pela Assistente Social Luiza Bernardes (MGS). Nesta edição, também tivemos a participação da nutricionista Vanessa, que integrou a equipe da Coordenadoria de Saúde Ocupacional recentemente.
 
Segundo a assistente social Luiza Bernardes, “acreditamos que conseguimos alcançar os objetivos propostos no Projeto Gestante, de levar às colegas gestantes orientações e informações de qualidade. Ao término do evento é perceptível a satisfação e gratidão das participantes fortalecendo vínculo entre empregadas e a empresa”.
 
A empregada gestante Carina Fernandes, da MGS - Hemominas, avaliou o curso como uma oportunidade única de aprendizado. Segundo ela que está no 7º mês de gestação, o Curso para Gestantes foi muito valioso e produtivo. “Aprendi coisas importantes e que nunca imaginava, mesmo sendo a terceira gestação. Ainda tive o privilégio de ser sorteada com um Kit de cuidados para o bebê”, declarou.
 
Amanda Carla dos Santos Brandão, MGS – Sede, que está com 32 semanas de gestação, também compartilha da mesma opinião. Segundo ela, o Curso para Gestantes “foi excelente, desde a forma como foi organizado, o acolhimento às gestantes, as informações repassadas, a equipe que conduziu o curso, tudo foi muito válido”, afirmou.
 
  
MGS e Programa Empresa Cidadã: bem-estar e qualidade de vida para as empregadas gestantes
 
 
Desde 2013, por meio do Programa Empresa Cidadã, as empregadas gestantes têm a opção da prorrogação da licença-maternidade, podendo escolher entre os 120 dias obrigatórios ou os 180 dias (seis meses) para a licença-maternidade.
 
A ampliação dos 60 dias – opcional – foi assegurada conforme a Lei 11.770, de 9 de setembro de 2008. Os valores desses 60 dias a mais são pagos pela empresa – e não pelo INSS como acontece com a licença-maternidade obrigatória – e, posteriormente, são restituídos na forma de desconto no Imposto de Renda a ser pago no ano seguinte, pela empregadora. A adesão ao programa é uma opção  da Empresa, que se organiza para promover esse benefício a suas empregadas.
 
Importante: Ampliação dos 60 dias - A empregada deve requerer por escrito através de formulário próprio preenchido de próprio punho e direcioná-lo à MGS/Medicina do Trabalho, juntamente com cópia da certidão de nascimento da criança. O prazo de requerimento deste benefício será de até 30 dias a contar da data do nascimento da criança. Mais informações: (31) 3239-8468 / 8492
 
 
  
MGS Assessoria de Comunicação Organizacional - Créditos das Imagens: Flávia Moraes/ ASCOM MGS