Estamos no rio São Francisco
A MGS se faz presente no rio São Francisco, um dos maiores símbolos de integração nacional. O lendário Vapor Benjamim Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA, é o único modelo de embarcação a vapor de grande porte ainda navegando no mundo. Navega pelo rio São Francisco, o mais brasileiro de todos os rios, em emocionantes cruzeiros.
Conhecido popularmente como “Gaiola”, o vapor foi utilizado por várias décadas no transporte de cargas e passageiros no trecho entre Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, no Norte da Bahia. Também transportou, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, tropas do Exército Brasileiro que se dirigiam ao litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, para o patrulhamento da costa do país, de onde embarcariam para a Itália, na Força Expedicionária Brasileira - FEB.
Construído em 1913, no estado de Mississipi, nos Estados Unidos, o barco a vapor Benjamim Guimarães foi comprado, na década de 20, pela empresa brasileira Júlio Guimarães e recebeu este nome em homenagem ao pai do proprietário.