Semana da Saúde proporciona conhecimento e bem-estar aos empregados


Semana da Saúde proporciona conhecimento e bem-estar aos empregados

12/04/2017 13:24


No último dia 05, os empregados da MGS que trabalham na Administração Central, participaram do evento em comemoração à Semana da Saúde. Tendo como enfoque a Depressão, a Empresa contou com a parceria do Sesc-Minas, da Fundação Libertas e da Polícia Civil de Minas Gerais.

 

Cartilhas educativas sobre a Depressão foram distribuídas nos postos de trabalho e orientações foram repassadas pela analista de Serviços Sociais do Sesc/Venda Nova, Taís Tatiane de Abreu Lopes. Ela explicou sobre como identificar a doença, a importância de compartilhar os sentimentos e pedir ajuda, além dos tratamentos existentes. “Depressão não é frescura. É doença e tem tratamento. Se você está preocupado com alguém, ofereça apoio”, ressaltou Taís Lopes. Outra ação do dia foi uma Quick Massage, um tipo de massagem rápida de cerca de 10 minutos. Na estrutura preparada no auditório da Fundação Libertas, localizada no 17º andar, três massoterapeutas proporcionaram momentos de relaxamento aos empregados.


Num segundo momento da programação, a MGS recebeu a delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Dra. Ana Paula Lamego Balbino, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher  que ministrou uma palestra seguida de um bate-papo sobre “Violência contra a Mulher”. Além de relatar o cotidiano de uma delegacia especializada no atendimento às mulheres, a delegada Dra. Ana Paula respondeu as dúvidas e questionamentos dos empregados. “Acreditamos que essa palestra foi mais um alerta sobre o contexto da depressão. Muitas mulheres continuam vivendo em relacionamentos abusivos, por causa da depressão. Da mesma forma, podem entrar em processos depressivos por causa do contexto da violência física e psicológica”, comentou a vice-presidente da MGS, Jaqueline de Souza Figueiredo Soares.

 

A DEPRESSÃO

(fonte: SESC MG)


O transtorno é causado por desequilíbrios químicos dos neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina. Essas substâncias são responsáveis por levar informações pela rede de neurônios ao cérebro – incluindo as sensações de prazer, serenidade e bem-estar. Esse desequilíbrio químico pode desencadear uma série de respostas nas funções do organismo e as consequências são os sintomas comuns à doença: tristeza, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração, pessimismo, insegurança, entre outros.  O objetivo da campanha é fazer com que a depressão seja desmistificada, tratada com a real importância e que a população entenda que é preciso procurar ajuda ou ajudar a quem precisa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas vivenciam sintomas da depressão.

  

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional - Crédito da Imagem: Lívia Bessa.