Segurança na Rede da MGS


Segurança na Rede da MGS

15/05/2017 11:13


Desde sexta-feira, 12/05, vem ocorrendo um ataque massivo a grandes corporações de um novo tipo de Ransomware, chamado WannaCry. Essa praga virtual se aproveita de uma vulnerabilidade no Windows que permite executar código remotamente por meio de compartilhamento de arquivos. Quando uma máquina é afetada, o Ransomware pode se espalhar rapidamente para todos os computadores vulneráveis da rede.
 
O que é Ransomware?

Ransomware é uma espécie de malware ou software mal intencionado que é instalado no computador do usuário sem seu consentimento. Ele pode ser caracterizado como “sequestrador digital”, pois que invade o computador e impede o acesso a documentos, programas, aplicativos e jogos, “engessando” o usuário. O sequestro dos dados é realizado através de criptografia, utilizando algoritmos como RSA-1024 e AES-256, compactando inúmeros arquivos em extensões ZIP com senha, extensões proprietárias ou até mesmo anulando os seus formatos.

Modo de infecção

O Ransomware geralmente é instalado quando o usuário abre um anexo mal-intencionado em uma mensagem de e-mail ou quando clica em um link mal-intencionado em uma mensagem de e-mail, mensagem instantânea, site de rede social ou qualquer outro website. Ele também pode ser instalado de maneira involuntária quando um site malicioso é visitado.

Como evitar?
 
- Não abra mensagens de e-mail de spam ou de pessoas que você não conhece.
- Não clique em sites suspeitos.
- Faça backup dos arquivos importantes.
- Mantenha todo o software no seu computador atualizado.
- Mantenha o firewall do computador ativado.
- Mantenha o antivírus ativo e atualizado.
 
A MGS está atenta e trabalhando constantemente na segurança da informação. Entre seus empregados, é importante que cada usuário faça a sua parte e alerte a SUTIN no caso de qualquer situação não conforme.

 

 

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional