MGS participa da Innoweeks 2016 e movimenta setores na busca de soluções


MGS participa da Innoweeks 2016 e movimenta setores na busca de soluções

12/08/2016 13:14


A MGS está participando de um projeto, a convite da empresa alemã de software de gestão SAP, cujo desafio é usar todas as ferramentas tecnológicas no dia a dia dos negócios e na melhora da qualidade de vida das pessoas. Trata-se do que foi definido como Internet das Coisas – do inglês “Internet of Things – IOT”. O objetivo é trazer para sua realidade a conexão de aparelhos de qualquer natureza a sensores eletrônicos que, interligados à internet, transformam negócios e pessoas. É a tecnologia usada na vida comum, de forma a trazer resultados nunca antes pensados.

 

Tudo depende da inovação técnica dinâmica, potencializada por equipe que foi destacada pela SAP para oferecer uma solução ao desafio apresentado pela MGS e cada uma das corporações envolvidas. A verdadeira maratona tecnológica começou ainda em junho, durante a Innoweeks 2016, que aconteceu no Laboratório SAP na América Latina, o Tecnosinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde uma equipe da MGS, formada por profissionais das Superintendências de Tecnologia da Informação – SUTIN e de Negócios e Operacionalização – SUNEG, formada por Washington Veloso, Glaydston Louzada e Wagner Mendes, esteve presente para se inteirar desses conceitos e aplicações. O resultado será conhecido em setembro.

 

Sobre o InnoWeeks 2016:

 

Trata-se de uma olimpíada de inovação em Internet das Coisas. A Innoweeks tem como objetivo juntar estudantes com os experts da SAP Labs Latin America para participarem da construção de protótipos, resolvendo desafios reais propostos pelos clientes ou parceiros. Cada time é composto por dez alunos universitários e dez colaboradores da SAP. O requisito mínimo para participação é ser estudante universitário, independente da área do curso.

 

Durante todo o mês de julho, esses estudantes tiveram acesso às mais modernas tecnologias da SAP, além de poderem entrar em contato com gadgets – produtos tecnológicos - como impressoras 3D, sensores, plataformas e drones, entre outros produtos.

 

 

A participação da MGS:

 

A MGS foi instada a apresentar uma sugestão de utilização da Internet das Coisas para solucionar algum problema ou atender a alguma necessidade, dentro de sua área de atuação, que tivesse uma “pegada social” de ampla utilização. De posse de várias propostas, a equipe com profissionais da SUTIN e da SUNEG identificou quais demandas apresentavam características de ineditismo.

 

Durante o Innoweeks 2016, as empresas desafiadoras, como a MGS, participaram, no primeiro dia da apresentação da proposta à curiosidade daqueles que irão desenvolver o projeto. Neste momento, os desafios propostos foram submetidos a uma sabatina para testar o seu real sentido, sua necessidade, sua exclusividade, qual a relação com a empresa proponente, as expectativas etc. Como relatou Glaydston Louzada, “neste momento não se busca soluções para nada, somente conhecimento. Para quem fica o trabalho é árduo.”

 

As equipes tiveram até o final de julho para estar com o protótipo funcional pronto, sendo que a apresentação dos resultados e o final da olimpíada estão marcados para o dia 1º de setembro de 2016, quando haverá a premiação da equipe vencedora. Durante a execução do projeto, as empresas foram acionadas para fornecerem informações complementares e/ou para propiciarem visitas técnicas em suas dependências ou para validarem algum conceito ou protótipo.

 

Para os representantes da MGS, que participaram da abertura da Innoweeks e fizeram uma avaliação da experiência vivenciada para a equipe desafiada, “a emoção de conhecer por dentro uma empresa tão importante na área de desenvolvimento tecnológico e focada na questão da sustentabilidade”, foi o que mais chamou a atenção. “Os protótipos desenvolvidos pela SAP que foram mostrados, como exemplo do que ali se faz, impressionaram pela sua grandeza em termos de criatividade inovadora”, pontuou a equipe da MGS. Destaque foi dado, também, para a equipe de alunos disponibilizada para o projeto proposto pela Empresa: “é um time de pouca idade, eclético, entusiasmado, vibrante, com formação multidisciplinar e focado na questão de criar coisas novas e úteis. É um time para vencer”.

 

 

Sobre a empresa SAP:

 

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionarem melhor. Fundada em 1972, em Walldorf, na Alemanha, ela é líder reconhecida em inovação e crescimento. 

 

Em 2006, foram iniciadas em São Leopoldo as operações da SAP Labs Latin America, o primeiro e único centro da SAP na América Latina - um dos 14 mantidos pela companhia em todo o mundo e reconhecido pelo governo brasileiro como um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do país. Ela promove a seus empregados e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis.

 

Localizado em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, o SAP Labs possui cerca de 650 empregados, sendo a SAP considerada a melhor empresa de TI para se trabalhar em 2014, pela revista Você S/A e a sétima melhor empresa para se trabalhar no Brasil, entre todos os segmentos, pelo Instituto Great Place to Work, em 2015.

 

Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicações da SAP dão a 282 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e, colaborar melhor e crescer com sustentabilidade.

  

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional - Crédito da Imagem: Equipe MGS / arquivo.