MGS incentiva a cultura mineira através de parcerias


MGS incentiva a cultura mineira através de parcerias

28/09/2016 15:22


O mês de outubro promete! Serão muitas as atrações culturais realizadas em Belo Horizonte e que contam com o patrocínio da MGS. Peça teatral, festival de choro e samba e exposição fotográfica integram as ações viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte - LMIC. O que isso quer dizer? A MGS, ao invés de pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN à Prefeitura, destina parte desses recursos aos projetos previamente aprovados pela Fundação Municipal de Cultura – FMC sem que isso “custe” qualquer valor direto para a Empresa. Isso também ocorre no âmbito estadual (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS) e, na esfera federal (Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ), conhecida como Lei Rouanet – nesse caso quando a empresa tem esses impostos a pagar.

 

O Festival Choro e Samba de BH, que será apresentado pela MGS, mostra a inegável importância da música popular na formação e vida cultural de um povo, como acontece no Brasil, resistindo às “importações” de gêneros que destoam das raízes culturais brasileiras. Assim, o Choro e o Samba estão reunidos em um único festival que está na sua 4ª edição, tendo passado por Paraty (RJ), Itaúna (MG) e espaço Funarte (BH). Agora em outubro, ocupará duas praças, a Duque de Caxias, no bairro Santa Teresa e, a pedido da MGS, a praça Afonso Arinos, para que os empregados possam aproveitar a atração, que é gratuita e em espaço público.

 

Na praça Afonso Arinos, em frente à sede da MGS, o Festival acontece na sexta-feira, dia 07 de outubro, a partir das 17 horas com o Mestre Samba e, às 18h30 horas, com o Clube do Choro de BH. Já na praça Duque de Caxias, a programação acontece nos dias 11 e 12 de outubro, a partir das 19 horas, no dia 11, e a partir das 17 horas, no dia 12 com atrações variadas.

 

Também neste mês de outubro, o projeto Foto Parque irá invadir o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte. Patrocinado pela MGS, através da LMIC/BH, e tendo os mesmos produtores do FIF-BH (Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte), o Foto Parque foi pensado para ser acessível aos mais diversos públicos, de todas as idades. A iniciativa se apoia na possiblidade de ampliar e democratizar o acesso da população às artes, utilizando lugares públicos que façam parte do cotidiano da cidade, para a realização de obras de grandes proporções.

 

Outra atração cultural imperdível que estará em cartaz, entre 07 e 30 de outubro, é a peça teatral “A morte e a donzela”, com o grupo Teatral Encena. A montagem é inspirada na obra do renomado autor chileno Ariel Dorfman, sendo um retrato da natureza humana. Trata-se de um suspense psicológico que gira em torno da história de uma mulher que acredita ter reencontrado, após 15 anos, o homem que a torturou. O espetáculo, dirigido por Wilson Oliveira e com Christiane Antuña, Gustavo Werneck e Nivaldo Pedrosa no elenco, faz uma reflexão sobre a violação dos direitos humanos.

 

Importante destacar que o Festival de Choro e Samba e o projeto Foto Parque são abertos ao público com acesso gratuito. Essa é uma forma de a Empresa estimular a fruição cultural entre seu público interno e ainda participar de eventos que fazem de Belo Horizonte e da região metropolitana locais cada vez mais propícios às artes.

 

Fique ligado nas nossas notícias, pois na próxima semana daremos informações mais detalhadas sobre os projetos! 

 

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional