MGS e Copasa realizam intercâmbio e troca conhecimentos


MGS e Copasa realizam intercâmbio e troca conhecimentos

16/10/2017 14:18


Equipes das duas empresas trabalham com foco na adequação à Lei 13.303/16, conhecida como a Lei das Estatais      

 

No dia 10 de outubro, o diretor-presidente da MGS, Carlos Vanderley Soares, foi recebido por Francisco Eduardo de Queiroz Cançado, diretor de Gestão Corporativa da Copasa. O objetivo da visita foi promover um intercâmbio técnico e troca de experiências entre as equipes das duas empresas responsáveis pela implantação da Lei Federal 13.303/16. Esta lei, que ficou conhecida como a "Lei Geral das Estatais", dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, no âmbito da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

Até Julho de 2018, a MGS, assim como todas as empresas públicas e sociedades de economia mista, no âmbito do Estado de MG, terão que promover as adequações necessárias em seus estatutos e processos de trabalho para aplicação da nova lei. Por parte da MGS foram criadas duas das comissões de trabalho para tratamento e encaminhamento dos assuntos relacionados à implantação da Lei: uma, de Governança Corporativa, relacionada aos aspectos societários da empresa e sua relação com os acionistas, clientes e a sociedade, e a outra, para elaboração do novo Regulamento de Licitações e Contratos, que substituirá a aplicação da atual Lei Federal 8.666/1993 no que tange às aquisições de materiais e contratação de serviços pela empresa. 

 

Além da equipe da Copasa e o Presidente Carlão estavam presentes, pela MGS: Perla Ferreira Salles Breña, chefe de gabinete; Helter Verçosa Morato, assessor jurídico; Paulo Henrique Assumpção e Silva, superintendente de controladoria e finanças; Oswaldo Keiichi Tamaki, superintendente de logística; João Otávio Silva Ramos, superintendente de operações; Washington Gonçalo Rodrigues Veloso, superintendente comercial e Carlos Renato Nascimento Machado, coordenador de compras e gestão de fornecedores. Estes empregados compõem as comissões de trabalho que são responsáveis pela implantação da Lei 13.303/16 na MGS.

 

Carlão ressalta a importância da cooperação entre as empresas do governo de Minas. “estas parcerias são um marco na atual gestão do Governador Pimentel, onde as empresas públicas e as sociedades de economia mista, como a MGS e a Copasa, mantêm diálogo constante na busca de soluções comuns para problemas similares, além da perspectiva concreta de contratação de serviços entre si, o que é muito importante. Neste momento em que o Estado de MG passa por uma grave crise fiscal, circular os recursos públicos, cada dia mais escasso, no âmbito do governo, passa a ser uma solução economicamente interessante para o enfrentamento da situação, sem deixar de exaltar a solidariedade e a sinergia que estas parcerias proporcionam", finalizou Carlão.

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional