MGS, Libertas e EMC juntas na revitalização da Praça Afonso Arinos


MGS, Libertas e EMC juntas na revitalização da Praça Afonso Arinos

10/10/2016 09:50



O primeiro show da edição 2016 do Festival Choro e Samba de Belo Horizonte, que aconteceu na última sexta-feira (07/10), na Praça Afonso Arinos, marcou, também uma importante ação, que será desenvolvida pela MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, Fundação Libertas de Seguridade Social e a EMC Empreendimentos: a revitalização completa da Praça Afonso Arinos.

 

Para celebrar o início dos trabalhos dessa revitalização, o show aconteceu neste espaço tão emblemático da Capital mineira, que tem um papel histórico na construção da cidadania do belorizontino. A Praça Afonso Arinos sempre foi palco da resistência contra a ditadura militar e de autênticas manifestações populares pela democracia e pelas liberdades da população, ao longo dos anos e recebe o nome de um grande homem, professor, jurista e, sobretudo, de um defensor do estado democrático de direito.

 

A revitalização da Praça, que começou com a participação no projeto “Adote o Verde” da PBH, também vai dar uma nova vida ao local, com mais segurança, melhor iluminação pública, coleta de lixo regular, limpeza, jardinagem e calçamento, além de uma ação fundamental vinculada ao tratamento digno às pessoas em situação de rua no local.

 

Nessa ação conjunta de MGS, Fundação Libertas e EMC, toda a comunidade sairá ganhando, já que a nova praça vai trazer benefícios para o seu entorno e a coletividade. Para marcar a “adoção” da Praça, mudas de flores de várias espécies foram distribuídas durante os shows, o que agradou de forma especial aos presentes.

 

O engajamento da MGS nessa ação se alinha à sua vocação de empresa que presta uma ampla gama de serviços, entre eles o de limpeza e conservação de espaços. A parceria com a Fundação Libertas e a EMC faz desse sonho uma realidade e quem ganha é toda Belo Horizonte, sobretudo as pessoas que passam, diariamente, por esse local.

 

Para o presidente da MGS, Carlos Vanderley Soares, o Carlão, esse é apenas o primeiro de um movimento que, segundo explicou, quer fortalecer a Praça Afonso Arinos como berço de importantes movimentos sociais e manifestações democráticas. “Isso é o só o começo”, ressaltou, enquanto assistia, juntamente com empregados da MGS, da Fundação Libertas e de transeuntes, às apresentação dos grupos Mestre Samba e Clube do Choro de Belo Horizonte. As apresentações, que contaram com o mestre de cerimônia, radialista, cantor e presidente do Clube do Choro de BH, Acyr Antão, envolveu a todos com o melhor do samba e do chorinho brasileiros.

 

O Festival Choro e Samba de BH, apresentado pela MGS, mostra a inegável importância da música popular na formação e vida cultural do povo brasileiro, resistindo às “importações” de gêneros que destoam das raízes culturais do país. Assim, o Choro e o Samba estão reunidos em um único festival que está na sua 4ª edição, já tendo passado por Paraty (RJ), Itaúna (MG) e espaço Funarte (BH). Ainda em outubro, ainda nesta semana, ocupará também outra Praça, a Duque de Caxias, no bairro Santa Teresa - a programação neste outro espaço acontece nos dias 11 e 12 de outubro, a partir das 19 horas, no dia 11, e a partir das 17 horas, no dia 12 com atrações variadas.

 

O patrocínio da MGS ao Festival está sendo viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte - LMIC. A MGS, ao invés de pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN à Prefeitura, destina parte desses recursos aos projetos previamente aprovados pela Fundação Municipal de Cultura – FMC sem que isso “custe” qualquer valor direto para a Empresa.

Créditos: Anderson Costa