Fernando Botero no Museu Inimá de Paula


Fernando Botero no Museu Inimá de Paula

08/08/2016 15:05


Até o dia 27 de novembro, os amantes das artes e o público belo-horizontino têm uma oportunidade de ouro para conhecer as pinturas, os desenhos e as esculturas do conceituado artista colombiano, Fernando Botero.

 

A mostra, que tem entrada gratuita, traz 14 peças do artista e é uma homenagem do Museu Inimá de Paula, em parceria com a galeria de arte Almeida e Dale, aos 84 anos de Botero.

 

Considerado o artista vivo de mais renome na América Latina, Fernando Botero ficou conhecido pela peculiaridade de retratar pessoas e figuras em grande volume e de forma exagerada, para representar crítica política ou humor.

 

Além da sensualidade representada pelas formas generosas dos corpos, o artista apresenta um lado lúdico, retratado nas figuras do cotidiano circense. As cores vibrantes do circo traduzem a alegria e a festividade.

 

Os animais também são vistos com frequência nos trabalhos de Botero, principalmente o cavalo, em escultura de bronze. Às vezes montado por uma amazona, às vezes em pares, mas sempre muito bem torneado, musculoso e volumoso.

 

O volume representa dimensão, solidez e magnitude e dá aos objetos, paisagens e personagens retratados a capacidade de se imporem no espaço. Todos esses conceitos particulares são explorados na mostra: quadros como “Trapezistas” e “Domador” trazem motivos circenses; “Dois Bêbados” e “Dois Músicos” exibem costumes populares, entre outros exemplos.

 

O artista revela em seu trabalho uma bagagem dos modernistas mexicanos, da arte renascentista e do barroco, característica observada na maioria de suas obras. “Eu não pinto gordos”, disse Botero sobre a abertura da exposição em Bilbao, onde fica o famoso Museu Guggenheim, na Espanha. “Eu trato de expressar o volume como uma parte da sensualidade da arte”.

 

Nascido em 19 de abril de 1932 e natural de Medellín, segunda cidade mais populosa da Colômbia, Botero começou sua carreira profissional como ilustrador do jornal El Colombiano. Autodidata, ele apresentou sua primeira exposição individual em 1951 para, então, enveredar-se nos estudos e academias de arte.

 

Serviço:

Exposição: Fernando Botero

Período: 5 de agosto a 27 de novembro de 2016

Local: Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1.201 - Centro - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3213-4320

Horário de funcionamento: terça - quarta - sexta - sábado: 10:00 às 18:30 horas / quinta: 12:00 às 20:30 horas / domingos: 12:00 às 18:30 horas

Fonte: Museu Inimá de Paula.

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional - Crédito da Imagem: Lívia Bessa / Edição da Imagem: Edgard Cherubino.