Artistas apresentam exposição conjunta no BDMG Cultural


Artistas apresentam exposição conjunta no BDMG Cultural

29/09/2016 13:51


Nesta sexta-feira (30/9), o BDMG Cultural inaugura a temporada 2016 do seu Programa de Artes Visuais, Mostras BDMG. A abertura será realizada na Galeria de Arte BDMG Cultural, às 19 horas.

 

Quem abrirá esta nova edição serão os artistas Lucas Emanuel e Sabrina Hemmi, selecionados pela comissão julgadora. Eles compartilharão o espaço da galeria com suas pinturas a óleo com temáticas particulares, que revelam a forma como cada um percebe a natureza-morta por meio dos objetos cotidianos. Lucas Emanuel apresentará “Caça, a Raposa”, enquanto Sabrina Hemmi mostrará “Quase presenças”.

 

A exposição estará aberta à visitação de 1º de outubro a 2 de novembro, diariamente, de 10 às 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Às quintas-feiras, a galeria funciona em horário estendido, até às 21 horas.

 

“Caça, a Raposa” – Lucas Emanuel

Iniciado em 2012, o trabalho do artista reúne pinturas a óleo que retratam a natureza-morta, “bodegon”, termo em espanhol que representa o gênero. São imagens observadas pelo artista e que revelam, em forma de pintura, o seu entorno, um cotidiano vivido por Lucas e registrado em pinceladas e cores.

 

Lucas é belo-horizontino e, de 2008 a 2011, trabalhou com grafites. A partir de 2012, iniciou o curso livre de pintura da Escola Guignard (UEMG), sob orientação de Francisco Magalhães. “Caça, a Raposa” é sua primeira exposição.

 

“Quase Presenças” – Sabrina Hemmi

Sacolas de plástico azul translúcido ocupam as telas da artista. Na outra, um tecido vermelho cobre um objeto retangular. Vê-se lonas pretas dobradas, um pano amarrotado no chão, uma mochila largada. Nesta exposição, Sabrina Hemmi explora o caimento, as dobras e as pregas de tecidos que, em outros tempos, vestiam as figuras pintadas ou esculpidas.

 

“Hoje, o apego a valores materiais e estéticos, bem como a fixação na utilidade e na capacidade de gerar produto, limita nossas percepções. Por meio da imagem dos objetos simples despojados de suas funções cotidianas, as nossas definições preconcebidas escapam, abrindo espaço para a construção de novos sentidos”, explica Sabrina.

 

Pós-graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard (UEMG), Sabrina participou de projetos multidisciplinares que articulavam artes visuais, literatura e ciências humanas, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Estudou pintura e modelagem na Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada à qualidade de vida.

 

Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10 às 18 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

 

Serviço:

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta “Caça, a Raposa”, de Lucas Emanuel, e “Quase Presenças”, de Sabrina Hemmi

Abertura: 30 de setembro, às 19 horas.

Visitação: 1º de outubro a 2 de novembro, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), das 10 às 18 horas. Às quintas-feiras, o horário é estendido até às 21 horas.

Endereço: Galeria de Arte do BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes.

Entrada: gratuita

Mais informações: (31) 3219-8486

 

 

Fonte: SEGOV/ SUPIM

Crédito (foto): Divulgação/BDMG Cultural

 

 

 

MGS Assessoria de Comunicação Organizacional